Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais - Funções e competências do técnico de comunicação e assistência ao cliente no atendimento ao cliente - Organização das equipas em empresas de contact centreComércio a distância - conceitos gerais - Comércio por via telefónica - Comércio através de plataformas digitais e canais online - Comércio fora do estabelecimento comercial - Conceito e âmbito do e-commerce - Características do e-commerce - Segurança do comércio eletrónicoe-Business- conceitos gerais - Conceito e âmbito dos serviços prestados - Características dos serviços de e-businessEstratégias de comunicação no comércio a distância - Marketing direto na internet - Utilização dos canais online como estratégia de marketing - Lojas online, plataformas multicanais, redes sociaisAtendimento ao cliente em contexto telefónico - Abordagem inicial - Diagnóstico de necessidades - Análise prévia do comportamento do e-consumidor - Estrutura de um guião de “perguntas tipo”Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância - Linguagem positiva - Comunicação paralinguística - Técnicas de expressão - Retórica e persuasãoEstratégias de captação e fidelização de clienteAspetos legais e éticos do comércio a distância - Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet - Condições contratuais de venda, entrega e pós venda - Modalidades de entrega ou de prestação de serviço - Meios e formas de pagamento - Normas de conduta da comunicação comercialSistema de informação do serviço - Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático) (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS - Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados - Normas de segurança da informação